Rotomoldagem é um processo único que é muito versátil e é virtualmente ilimitado nas formas e produtos que podem ser produzidos.

Designers e fabricantes de moldes  estão pressionando os limites e exigindo uma variedade maior de materiais para atender a aplicações mais desafiadoras.
Como o processo requer que o material seja submetido a ciclos de calor muito mais longos em comparação com outros processos como injeção e sopro, os materiais para moldagem rotacional exigem um pacote de aditivo de estabilização de calor aprimorado para evitar oxidação e quebra das propriedades do material. Além disso, todos os tipos de materiais  fornecidos devem conter um aditivo UV, tornando-os ideais para aplicações externas e internas. Portanto, os materiais disponíveis no mercado geral para outros processos não devem ser usados ​​para Rotomoldagem.Resultado de imagem para rotomoulding materials


Por estas razões e devido aos menores volumes utilizados mundialmente para o processo de rotomoldagem, os materiais disponíveis são limitados dos fornecedores de termoplásticos.
As poliolefinas são o maior grupo de termoplásticos e são muitas vezes referidas como resinas de commodities. Estes consistem principalmente em graus de polietileno e polipropileno.
O termo poliolefina significa “semelhante a óleo” e refere-se à sensação oleosa ou cerosa que esses materiais possuem.
Eles são muito populares, por causa do baixo custo e ampla gama de aplicações.
Veja aqui o resumo principal da moldagem rotacional


Conteúdo
1 materiais comuns em moldagem rotacional
1.1 Polietileno (PE)
  1.11 Linear Polietileno de Baixa Densidade (LLDPE)
  1.12 Polietileno de Alta Densidade (HDPE)
  1.13 Polietileno Reticulado (XLPE)
  1.14 Manufatura de Polietileno (PE)
2 outros materiais em moldagem rotacional
2.1 Polipropileno (PP)
2.2 Nylon (PA)
2.3 Policarbonato (PC)
2.4 Plastômero
2.5 Elastômero termoplástico (TPE)
2.6 Plástico polivinil plastificado (PVC)
2.7 Polivinilideno fluoreto (PVDF)
2.8 Rotolinear
2.9 Espumas
3 aditivos

1 Materiais comuns em moldagem rotacional
1.1. Polietileno (PE)
O material mais comum usado em moldagem rotacional é o polietileno (PE), que também pode ser dividido em diferentes categorias
1.11 Polietileno de baixa densidade linear (LLDPE)
É o mais comum do grupo polietileno Roto e abrange uma ampla gama de graus de baixa a média rigidez para inúmeras aplicações. A maioria das classificações usadas para rotomoldagem  estão nessa categoria.
Red buggy with eyes that shows materials used for rotational moulding

1.12 Polietileno de Alta Densidade (HDPE)
Polietileno de Alta Densidade (HDPE): é utilizado para aplicações que exigem maior rigidez, dureza superficial, tenacidade, maior resistência química e ideal para grandes tanques ou produtos orientados para desempenho.

plastic product made by rotational moulding

1.13 polietileno reticulado cruzado (XLPE)
Polietileno reticulado cruzado (XLPE): É um material plástico que se fortalece consideravelmente durante o processo de moldagem por reticulação das moléculas de plástico. Alguns benefícios do uso de XLPE para seus produtos são maior resistência ao impacto, resistência dúctil, melhor resistência à quebra de tensão ambiental (ESCR), maior abrasão e sustentabilidade em temperaturas frias.

large containers outside that show the range of products rotational moulding can produce

1.14 Fabricação de polietileno (PE)
Durante o fabricação do polietileno (PE), pode ser utilizada uma variedade de catalisadores e co-monómeros que também têm um efeito sobre as propriedades do PE.
Buteno: É o mais comum proporcionando baixo custo, boas propriedades mecânicas e o mais amplamente utilizado.
Hexene: um material de qualidade superior com propriedades mecânicas superiores e ideal para produtos que exigem propriedades mecânicas melhoradas do que as classes Buteno.

2 outros materiais em moldagem rotacional
2.1 Polipropileno (PP)
Polipropileno (PP): Este material oferece maior rigidez que o polietileno e tem uma temperatura de distorção térmica mais alta. Possui excelente resistência a rachaduras por estresse químico e ambiental, porém exibe baixa resistência a impactos em baixas temperaturas.

large black plastic container on wheels made by rotational moulding

2,2 Nylon (PA)
Nylon (PA): Esses materiais oferecem maximo desempenho de engenharia para aplicações e rotomoldagem. No caso dos nylon 11 e 12 eles são processados ​​na presença de ar, sem degradação do polímero, no caso do nylon 6 uma atmosfera inerte tem que ser usada (normalmente nitrogênio) o que torna o processamento mais complexo, embora o material com baixo  custo compensa a dificuldade de processamento.

product produced by rotational moulding

2.3 Policarbonato (PC)
Policarbonato (PC): Um material transparente muito claro com alta rigidez, no entanto, uma menor resistência ao impacto que também requer alto processamento técnico.

light buld made using rotational moulding

2.4 Plastômero
Plastômero: Materiais flexíveis que têm um toque suave e qualidades semelhantes a borracha, são fáceis de processar, excelente impacto que pode variar na rigidez dependendo das classes. Ideal para cones de trânsito  e produtos que exigem excelente resistência ao impacto.

large grey plastic container showcasing rotational moulding materials use

2.5 elastômero termoplástico (TPE)
Elastômero termoplástico (TPE): Uma gama de classes flexíveis com atributos únicos, fáceis de processar, de toque suave, com propriedades de resistência a altas e baixas temperaturas. Ideal para aplicações em veículos com capot, como condutas de ar.

rotational moulding materials are varied enough to make lots of different products

2.6 Cloreto de polivinila (PVC)
Cloreto de polivinila (PVC): disponível em forma líquida, (plastisol). O PVC tem excelentes características de intemperismo e envelhecimento e é altamente resistente a certos produtos químicos. Os desempenhos de flexibilidade, impacto e temperatura diferem de acordo com o grau. Por causa de suas qualidades elastoméricas, os tipos mais macios de PVC são comumente empregados onde qualidades de borracha são necessárias.

rotational moulding with the material PVC

2,7 fluoreto de polivinilideno (PVDF)
Fluoreto de polivinilideno (PVDF): No topo da lista de alta resistência química, excelente resistência a rachaduras por estresse ambiental, inerentemente retardador de chama, excelente resistência a impacto e calor. Usado quando outros materiais não podem ser executados para a aplicação devido às propriedades mecânicas.


white object made using the rotational moulding material PVDF


2,8 Rotolining
Rotolining: É um material que foi quimicamente modificado para permitir que a resina adira a metais ou outras resinas. Este plástico forma uma ligação química com materiais polares e pode ser usado para revestir tanques metálicos para resistência a corrosão e produtos químicos.


rotolining object related to rotational moulding materials


2.9 Espumas (com base em PE)
Espumas (à base de PE): As espumas são usadas no fornecimento de propriedades como isolamento térmico e acústico, além de fornecer maior rigidez com menor peso. Eles podem ser  em camadas de dois e três lâminas . (PE / espuma / PE).

foams used in rotational moulding


3 aditivos
Há uma variedade de aditivos disponíveis para melhorar os materiais de PE para certas aplicações. Os aditivos mais utilizados são anti-chamas , antimicrobianos e anti-estáticos.

Fonte: http://www.bpf.co.uk